Olhando para o próprio umbigo


Olhando para um poster de Britney Spears, me fez pensar em algo que jamais havia levado a sério. A partir desse poster, comecei a ver que havia – por parte das mulheres jovens, já que os homens não tem elegância suficiente para tal – uma obsessão compulsiva em mostrar o próprio umbigo.

Muitas línguas do mundo têm a mesma expressão, quando se trata de definir uma pessoa centrada apenas em si mesma: Está olhando para seu próprio umbigo!

Por quê ? Ela me levou a fazer descobertas interessantes. Primeiro procurei uma enciclopédia, onde o umbigo é descrito de maneira muito limitada: cicatriz resultante da queda fisiológica (natural) do cordão umbilical. Geralmente em humanos possui formato redondo e fundo.

Ainda bem que não parei por ai, e aos poucos comecei a ver que a tal “ cicatriz redonda e funda” possui referências históricas sérias. As culturas antigas usavam as mesma palavra para definir os lugares que consideravam sagrados.

No templo da Grecia onde se profetizava o futuro – o oráculo de Delfos, dedicado ao deus Apolo – havia uma pedra em mármore, justamente chamada de umbigo. Relatos da época contam que ali estava o centro do planeta. Em Petra na Jordânia, existe outro “ umbigo cônico” , simbolizando não apenas o centro do planeta, mas do universo inteiro. Tanto em Delfos como o de Petra procuram mostrar o eixo por onde transita a energia do mundo, marcando de modo visível algo que se manifesta invisível.

Jerusalém é chamada de umbigo do mundo, como a ilha de pácoa, no oceano Pacífico. O curioso é que essas civilizações teoricamente jamais se comunicaram entre si.

A primeira explicação lógica, logo foi descartada: através do cordão umbilical somos alimentados, ele é o centro da vida. Um psicólogo me disse que essa teoria não fazia o menor sentido: a ideia central do homem é sempre cortar o cordão. A partir daí, o cérebro ou o coração tornam-se símbolos mais importantes.

Na mitologia indiana, um dos de renascimento é o umbigo. No umbigo de Vishnu divindade responsável pela criação e pela destruição sistemática do universo, senta-se o Deus que tudo ira governar a cada ciclo. Os iogues o consideram um dos chacras, ponto no corpo humano. Tribos mais primitivas costumavam colocar monumentos onde achavam que se encontrava o umbigo do planeta.

Nos textos compilados por antropólogos sobre as crenças de tribos mexicanas podemos ler: “ Quando o feiticeiro começa a entender seu novo universo, ele entra numa espécie de transe, e vê que tudo à nossa volta é uma gigantesca teia de filamentos luminosos. As vezes esses filamentos se mostram como um ovo de luz, e isso significa que se transformam em um ser humano.O ponto de entrada dessa energia no corpo da pessoa corresponde ao local onde esta o umbigo.

Finalmente, se você conversar com alguma profissional em dança do ventre, ela ira disser que os movimentos clássicos tem o umbigo como centro.

Agradecido Britney, por me fazer pensar em algo que jamais havia passado pela minha cabeça.

Comentários

Muito boa, temos sim, e devemos prestar muita atenção no nosso, que pode ser alvo amanhã.
Abraços forte
CLAUDIA disse…
Marcos querido!
Sabe eu não havia pensado nessa questão,sabe que esses dias estava questionando pois eu sinto essa entrada de energia e muitas vezes fica horas,será que tem alguma coisa com esse seu post?
Amei seu post!
Bjos querido!
Kassya Mendonca disse…
Marcos,
realmente o umbigo é considerado sagrado na dança do ventre, por isso muitas dançarinas usam uma pedra preciosa para tapa-lo, pois pelo umbigo recebemos energias emanadas pelas pessoas a nossa volta e quando ele esta a mostra, aaba captando as energia (boas e ruins) e tranferindo para nós!
Adorei o texto!
a muito tempo, (desde a época que estudava esoterismo) não vejo referencia a este assunto!

bjus
Charles Netto disse…
Também tenho que concom seu belo post e aindo quando dizes: Finalmente, se você conversar com alguma profissional em dança do ventre, ela ira disser que os movimentos clássicos tem o umbigo como centro.

Agradecido Britney, por me fazer pensar em algo que jamais havia passado pela minha cabeça.
manoe disse…
O cordão umbilical é por onde Deus assopra até estar cheios... depois a gente vai murchando...murchando


Manoel
http//rabiscosdomane.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

O que toda Mulher inteligente deve saber

O poder da mente

Sem Tempo