Seus olhos

Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, de vivo luzir,
Estrelas incertas, que as águas dormentes do mar vão ferir;
Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, têm meiga expressão,
Mais doce que a brisa, mais doce que o nauta de noite cantando,
Mais doce que a flauta quebrando a solidão.

Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, de vivo luzir,
São meigos infantes, gentis, engraçados brincando a sorrir.
São meigos infantes, brincando, saltando em jogo infantil.
Inquietos, travessos; — causando tormento,
Com beijos nos pagam a dor de um momento,
Com modo gentil.

Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, assim é que são;
Às vezes luzindo, serenos, tranqüilos, às vezes vulcão!
Às vezes, oh! sim, derramam tão fraco, tão frouxo brilhar,
Que a mim me parece que o ar lhes falece,
E os olhos tão meigos, que o pranto umedece
Me fazem chorar.

Assim lindo infante, que dorme tranqüilo, desperta a chorar;
E mudo e sisudo, cismando mil coisas, não pensa — a pensar.
Nas almas tão puras da virgem, do infante, às vezes do céu
Cai doce harmonia duma harpa celeste,
Um vago desejo; e a mente se veste
De pranto com um véu.

Quer sejam saudades, quer sejam desejos da pátria melhor;
Eu amo seus olhos que choram em causa um pranto sem dor.
Eu amo seus olhos tão negros, tão puros, de vivo fulgor;
Seus olhos que exprimem tão doce harmonia,
Que falam de amores com tanta poesia, com tanto pudor.
Seus olhos tão negros, tão belos, tão puros, assim é que são;
Eu amo esses olhos que falam de amores
Com tanta paixão.

Gonçalves Dias

Comentários

BLOGZOOM disse…
Enquanto eu lia, pensava que já conhecia cada frase que ali se desdobraria, então a surpresa: Gonçalves Dias. Nossa, tanto tempo que não lia nada dele. É tão bom quando temos este maravilhoso prazer de rever o que apreciamos.
Nossa muito legal o texto, adorei ler. Não conhecia. Gostei também do blog. Voltarei outras vezes!
Unknown disse…
Muito lindo amigo!
Prezado Marcos , me fez lembrar um tio meu que já faleceu , ele adora e cumpunha também lindas poesias . Não tão belas como essas do Mestre Gonçalves dias , mas chegou a escrever alguns livros .

abs
Francisco
Cecília disse…
Marcos,que lindo poema,ao lê-lo fiquei imaginando quem seria a dona destes olhos negros tão fascinantes.
Bjos

Postagens mais visitadas deste blog

O que toda Mulher inteligente deve saber

O poder da mente

Sem Tempo