Amor

Nos nossos dias a maioria dos indivíduos tem conceituado o amor baseando se tão somente no carinho de uma pessoa por outra, na construção romantica e simplista cultivada em nossa cultura, nos versos ingenuos e sonhadores dos poetas ou no que escuta e se ve nos meios de comunicação. Na realidade, trata-se de conceitos egoicos quase sempre retirados das frustações, das inseguranças , da sensualidade e dos sentidos imediatos ou ilusórios.
O amor é um potencial imanante do ser humano.`É um fenomeno natural a ser despertados por todos e não simplesmente algo pronto e guardado nas profundezaz da alma.
No amor real nós desejamos o bem da outra pessoa e nos alegramos com sua evolução, no amor romantico nós desejamos a outra pessoa e nos vestimos com o manto da possessividade. Por não amarmos é que a indiferença e o desprezo vigoram no meio da sociedade.
Quem ama se torna um indivíduo pleno, por isso nem sempre é conveniente aos tiranos e dominadores nosincentivar ao amor. Não nos querem libertos, originais e criativos. A melhor forma de destruir um homem é impedi-lo de amar, exterminando assim sua naturalidade e espontaneidade.
Durante anos, comentamos e refletimos sobre o que é o amor, que tal analisarmos alguns sentimentos e emoções que quase sempre confundimos com amor.
Quando precisamos desesperadamente de outro ser humano para viver feliz ou ser feliz, estabelecendo para nós previlégios exclusivos, ou melhor, quando requeremos um verdadeiro monopólio de afeto, carinho e atenção dessa pessoa, não se trata de amor mas de carência íntima ou necessidade afetiva.
Quando vivemos entre crises de ciúme, num clima de frustações, falta de confiança trizteza e perda de estímulo para viver, lançando mão de qualquer recurso para manter uma pessoa ao nosso lado, mesmo quando sabemos que não somos amados, não se trata de amor, mas de baixa auto estima ou desreipeito a nós mesmos.
Quando acreditamos que nossa existência perderá o sentido e não suportaremos viver sozinhos sem a presença de alguem ao nosso ladopara que possamos nos livrar da insegurança ou da instabilidade emocional, não se trata de amor, mas de dependência ou apego compulsivo.
Quando achamos ter o controle absoluto sobre outro ser humano, não respeitando nada nem a ninguém, dominando sua vida e acreditando que ela deva ter nossos mesmos objetivos, vontades e interesses, não lhe permitindo a livre expressão e o direito de escolher, não se trata de amor mas de possessividade ou egoismo.
Quando discutimos com frequência, por motivos banais e nos hostilizamos mutuamente, vivendo entre crises temperamentais e de falta de compreensão, tentando retrucar as ofensas para compensar a insatisfação afetiva ou insaciabilidade sexual, não se trata de amor mas sim de paixão ou simples desejo.Mesmo aquele que tem pouco amor em seu coração já possui uma pequenina chama que lhe ilumina o caminho nas tempestades escuras da existência humana A luz de uma simples vela na escuridão da noite pode nos guiar seguramente e também auxiliar os outros companheiros do caminho. Na imensidão da névoa noturna, um humilde vaga-lume consegue ser visto a distância.

Comentários

Olá Marcos,
Parabéns por esse texto tão filosófico e reflexivo a respeito do mais lindo sentimento que um ser humano pode cultivar, que é o amor.
Considero o amor como o ar espiritual que precisamos para sobreviver; não digo apenas do amor eros, mas de todos os tipos de amor... que, juntos, formam nossa razão de viver!!!
Obrigada por compartilhar tão belo texto!
Abraços.
Sonia Costa
Jackie Freitas disse…
Olá meu anjo amigo!
Espero que todos um dia possam sentir o verdadeiro amor...aquele que não exige trocas de massagens ao ego...aquele que se ama por querer amar na maior concepção do sentimento.
Grande texto! Adorei, como sempre!
Grande beijo,
Jackie
T3 disse…
Olá!

Ótima Postagem e Parabéns pelo Blog!

Gostaria de convida-lo para conhecer o T3 - O Melhor lugar para Divulgar seus Links!

Pois no T3 todos os Links são Folow, melhorando sua posição nas pesquisas, O T3 é feito para o publico, sendo assim, existem pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, não apenas outros blogueiros curiosos.

Você pode também adicionar amigos, enviar mensagens, votar nas notícias e muito mais, comece agora mesmo enviar seus Links para o T3:

www.t3.tol3.net

Grande Abraço, Sucesso!
T3 - O Melhor da Internet Está Aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

O que toda Mulher inteligente deve saber

O poder da mente

Sem Tempo